Existe uma cena ?

Pois é ,venho aqui me desabafar a respeito de um assunto que sempre persiste em conversas com amigos, principalmente com aqueles que já há muito tempo curtem e vivem o rock.

O underground passa por dificuldades, muitos estão desanimados e cansados. Muitos dizem que falta união entre as bandas, porém eu discordo um pouco disso, percebo que há união entre as bandas, brigas e rivalidades existem, mas são poucas, o problema maior na minha opinião é o público em geral, que não prestigia as bandas undergrounds como deveria.

Vejo na capital São Paulo um desânimo e tédio nas pessoas, falta público nos festivais em um lugar que possui mais de 11 milhões de habitantes, isso realmente é no mínimo estranho. A minha análise começa pelo comportamento das pessoas, cansaço, desanimo e tédio, pois bem, a mídia criou isso nas pessoas para que elas consumam cada vez mais; ou seja, com o tédio compro um jogo novo ou um DVD novo para me distrair, um celular novo para ter o que fazer, etc... Parece que ninguém está afim de se desvincular disso.


A galera prefere ficar em casa, baixar o CD da banda, ouvir em casa e comentar com os amigos no MSN e Orkut, e outros...


Este mesmo público acha caro pagar R$ 10,00 pra ver 6 bandas boas, tem gente que implora por vip em festivais a R$5,00 a entrada. Sabe o que eu acho ? O maior incentivo a bandas é pagar entrada, pois é isso que faz com que os festivais aconteçam, é muito caro alugar toda a aparelhagem para o evento, ou então alugar um lugar que tenha tudo, sobra pouco para as bandas dividirem, isso quando sobra, e as vezes até tiramos do bolso, o que é mais comum. O pior é que quando sobra dinheiro para as bandas não corresponde a 1/4 do que elas gastam. Se for começar a contar, comece por seus instrumentos, cordas, cabos, peles de bateria, etc...


Outra coisa que penso é, encontro em festivais não se resume a alchool e mosh, isso faz parte e é legal e deve sempre estar presente, mas o fundamental é a reunião dos amigos, as conversas, os projetos, isso pra mim é extremamente empolgante.


A culpa hoje se resume onde tudo é muito fácil, antigamente era muito difícil alguém ter um instrumento, e gravação então era quase impossível e ridículamente caro, por isso as bandas davam mais valor, quem tocava e tinha instrumento gostava realmente, e estava afim de tocar mesmo, e isso refletia na qualidade das bandas. Hoje, a coisa se banalizou, existem muitas bandas, qualquer um tem banda hoje, o problema é que a maioria é ruim, ou cópia idêntica a outra banda. Esse é um dos motivos do afastamento do público.

Pra mim a solução começa em não desistir e muito menos desanimar, dizemos união sim, mas união entre bandas e público.

Os tempos são outros agora, não podemos agir como se a cena fosse a mesma, para sobrevivermos temos que nos adequar e adaptar as novas condições. Inovar é uma das principais palavra-chave para uma mudança eficaz.


A postura do público tem que mudar, apoiar as bandas significa ir aos festivais e pagar a entrada, comprar os produtos das bandas sem pedir desconto, estar sempre presente.


A postura das bandas tem que mudar também, não se limitar ao contato via internet, saber separar a amizade da qualidade, ou seja, se a banda do seu amigo é ruim não chama a banda dele pra tocar, faça sua parte como amigo e diga a ele o que pensa (sinceridade é a melhor coisa). Outra postura a se tomar é saber da realidade da qual vivemos, não dá pra ganhar dinheiro sendo uma banda underground, faça por prazer, não faça do seu laser um trabalho, batalhe para que um dia você possa viver disso, mas caia na realidade que sua banda ainda não é conhecida, por tanto não tem público suficiente para que isso aconteça, não desista, batalhe e se supere para que você chegue onde quer.


Outro ponto importantíssimo e fundamental, são os bares e casas que recebem as bandas, muitos agem de forma errada e exploradora, estes que possuem este equívoco ridículo devem ser boicotados. ATENÇÃO ! Não toquem em lugares assim, boicotem mesmo, pois assim estes lugares serão obrigados a mudar sua postura se quiser sobreviver.


UM FESTIVAL TEM QUE BEBEFICIAR IGUALMENTE TODAS AS PARTES, OU SEJA, BANDAS, PÚBLICO E BAR.

Ninguém deve sair ganhando mais. O justo é sempre correto.
Administrem melhor o seu tempo, perca tua preguiça você não precisa dela, mate o seu tédio ele é apenas uma praga que suga teu prazer, esqueça teu dinheiro e invista na diversão, se desvincule da internet e parta para ação ! Quem muito fala pouco faz.
Vamos mudar, vamos apoiar e vamos fazer. Aqui não tem espaço nem vez para o preconceito, arrogância, exploração, desrespeito e falsidade.
UNIÃO, AMIZADE, RESPEITO, E FAZER ACONTECER, É O LEMA DO SUJO RECORDS !

Texto retirado do Fanzine Fratura Exposta (da Bel McKurt )/ Blog Sujo Records

http://fraturaexpostadabel.blogspot.com/

0 comentários: